Ao optar por um litígio, custos são certamente um fator crucial. Além dos custos com contratação de advogados e, eventualmente outros especialistas, um litigante em potencial deve considerar também sua exposição potencial aos custos do outro lado. Historicamente, além de de fazer frente a este investimento,  havia pouco que um litigante pudesse fazer para minimizar sua exposição. No entanto, nos últimos anos houve uma mudança fundamental nas atitudes em relação ao financiamento de litígios e agora existem várias opções disponíveis para um litigante a reduzir custos e riscos relacionados a este tipo de demanda. 
O financiamento de litígios oferece aos demandantes a capacidade de financiar  uma ação judicial sem esgotar completamente os recursos pessoais. Em um nível básico, o financiamento de litígio é uma negociação de contingência, na qual um terceiro financia um investimento em uma ação judicial e esse terceiro é reembolsado com os resultados do julgamento final. Ao contrário dos acordos diretos de honorários de contingência com um advogado, o financiamento de litígio significa que o terceiro aceita o risco de um honorário contingente; o advogado é pago com os fundos que o terceiro investe, e não com os ganhos do cliente.

 

Quais as vantagens do financiamento de ligitios ou de processo de arbitragens:

 

O Financiamento de Contencioso aumenta o acesso à justiça
O financiamento de litígios permitem que os detentores de direitos instaurem ações legais que, de outra forma, não considerariam devido à incapacidade de financiar a ação ou aos riscos financeiros de perdê-la. 

 

Litigation Finance torna o seu caso melhor

Quando outra parte percebe que um funding estabelecido apoiando seu caso, isso geralmente fortalece o poder de negociação do autor e possivelmente influencia a dinâmica das discussões do acordo a seu favor.

 

Litigation Finance é uma ótima alternativa ao empréstimo.
Os recursos obtidos iva este tipo de operação são muito mais atraentes do que as operações de crédito comuns. Via de regra, neste tipo de operação, os custos com o financiamento são devidos independentes do resultado do litígio. Via litigation finance,  o retorno do investimento é cobrado apenas se o caso for bem-sucedido.

 

Litigation Finance melhora a liquidez e orçamentos do reclamante.
Empresas e pessoas podem efetivamente ter recuros financeiros suficientes para fazer frente aos custos de um processo ou de uma arbitragem. Todavia, estes recursos podem ser melhor utilizados novos projetos e negócios.